Medição Ohmica de Aterramento

Medição ôhmica de aterramento de acordo com norma NBR 5419 – uma prevenção contra as descargas elétricas atmosféricas

A Medição de resistência ôhmica de aterramento, de acordo com a norma NBR 5419, tem como objetivo a prevenção contra ações do tempo como descargas elétricas atmosféricas e outros acidentes dentro das conformidades das normas técnicas. São ideais para prever boas condições de segurança às construções civis e estruturas, além de minimizar qualquer risco que as pessoas podem vir a ter se estiver muito exposta ao ambiente.

Algum algumas formas mencionadas no projeto de medição de resistência ôhmica de aterramento podem ser revistas como pontos de aterramento para serem avaliados com o objetivo de constatar a resistência ôhmica, o fechamento entre as malhas, avaliar todos os acessórios da rede de aterramento, bem como também criar sugestões no laudo para maximizar ou normalizar todo o sistema que já existe, entre outros tipos de ações e avaliações para complementar o laudo final de medição de resistência ôhmica de aterramento.

Resultado de imagem para Medição Ohmica de Aterramento

Capacitações nos sistemas de medição ôhmica de aterramento 

Cada dia prestando um bom atendimento e um bom serviço com a melhor qualidade do mercado você pode buscar uma empresa que atua exclusivamente neste ramo, que pode dispor de diferentes tipos de técnicas para satisfação de seus clientes, por isso, é necessário buscar uma empresa que tenha uma capacidade técnica imprescindível com uma excelente equipe altamente capacitada nos sistemas de medição de resistência ôhmica de aterramento.
A empresa escolhida por você deve prestar um serviço de medição de resistência ôhmica de aterramento com liderança e atuar em nível nacional, bem como também ter um bom processo de aprimoramento de serviços e se basear em investimentos de capacitação e treinamento de seus profissionais.
Saiba escolher uma boa empresa, a qual seja capaz de ter um bom compromisso com as necessidades do cliente e ter os melhores projetos na área de medição de resistência ôhmica de aterramento, com aprimoramento tecnológico constante e priorizando sempre uma boa qualidade e melhoria de seus processos contínuos.
Um bom sistema de aterramento precisa ter como recurso boas ferramentas, tais como elétrodos, BEP, ponto de conexão com condutores de aterramento (que pode ser substituído pelo BEP), entre outros.

Resultado de imagem para Medição Ohmica de Aterramento

Dessa forma, retornando ao assunto do título, poderíamos pensar que as normas técnicas vieram na história ao longo do tempo, dando pouca importância ao quesito de que a avaliação do aterramento não é tão relevante assim, se não fosse assim a ABNT NBR 5410/ 2004 não faria uma legislação. A norma atualizada cita valores em ohms tais como 10 ohms, em referência á uma recomendação e não á uma necessidade, pois era a ABNT NBR 5419 que removeu esse número de conversão de 2015, trazendo somente uma referência á redução da Resistência e não á um certo valor específico.
Mas a pergunta que precisamos fazer neste momento é: E agora, será que meu aterramento realmente estaria bom?
Esta pergunta pode ser inicialmente respondida com outra pergunta tipo como: Você sempre garantiu que o seu aterramento sempre esteve bom antes? E se você realizar uma medida e acabar encontrando 10 ohms isso de fato não é uma garantia que o seu sistema de aterramento estava efetivamente bom? A verdadeira resposta seria: Não necessariamente. O que é para se medir na verdade é apenas uma conexão do elétrodo com a terra, mas em muitas vezes isso é feito de forma total. Além do mais, se a pessoa encontrar um valor ohms bem abaixo da resistência ôhmica sugerida pela norma mas esquecer de religar o condutor, ou o fio terra, ou ainda um equipamento de transmissão, de que valeria então se o sistema estivesse com menos de 10 ohms?

 

title-solicite-orcamento